fbpx

BLOG

Intralogística: Porquê os processos internos da logística são tão importantes

Nos dias de hoje, com o avanço proressivo da tecnologia e dos conhecimentos técnicos, o mercado de trabalho vem se tornando cada vez mais competitivo, fazendo com o consumidor fique proporcionalmente mais exigente. 

Dessa forma, as empresas têm de se adequar a esse nível de exigência de demanda, melhorando a qualidade do produto final através da otimização de processos internos, principalmente os de Intralogística.

O que é a Intralogística?

Em suma, a Intralogística nada mais é que a parte interna da logística. Ela é composta pelos processos de gestão e fluxo de materiais no ambiente interno da empresa, indústria ou distribuidoras.

Seu objetivo principal é o aprimoramento de todas as etapas de logística (internamente), para que a entrega do produto final seja a mais satisfatória possível. Assim, com todos esses processos integrados e funcionando corretamente, a produtividade de sua empresa irá aumentar, como um todo.

E quais são os processos da Intralogística?

A intralogística é uma parte da logística fundamental para o bom funcionamento das outras partes existentes. Isso é, para garantir que o seu setor logístico funcione em alto desempenho, há de se ter atenção, principalmente, nos seguintes processos:

  • Agendamento, Recebimento e Checagem de Cargas:
  • Acondicionamento de Cargas: preparação da mercadoria para estocagem, armazenagem e transporte;
  • Abastecimento das linhas de produção de forma ágil e segura;
  • Expedição de Cargas: Conferência e identificação de cargas para seu transporte.

Desta forma, é altamente necessário que todos esses processos estejam em sintonia, pois qualquer descuido ou desarmonia entre eles pode acarretar em prejuízo, seja por desperdício de recursos, queda de produtividade, atrasos em entregas ou outros problemas corriqueiros em um ambiente interno de trabalho não muito organizado.

Todavia, a atenção com os processos de intralogística não se limitam apenas para evitar problemas, mas também para trazer diversos benefícios para sua empresa.

A importância da Intralogística

Por se tratar de processos de grande relevância para determinados segmentos, a intralogística tem de ser cuidadosamente planejada, iniciando com uma análise feita para identificar os gargalos e dificuldades atuais existentes. Dessa forma, você poderá saber com exatidão em quais frentes atuar, corrigindo possíveis erros e potencializando as qualidades de todos os processos da intralogística. E isso, na prática, pode ser refletido com os seguintes benefícios:

Redução de custos 

Contando com processos logísticos internos padronizados e automatizados, a economia da empresa será recebida por duas vias: tanto na diminuição das perdas, que evitará desperdícios, quanto no aumento de produtividade, que trará os mesmos ou melhores resultados, porém a custo e tempo menores. Desta forma, investimentos nessa área poderão ser feitos de forma pontual, controlada e, principalmente, em menor quantidade. Para mais, com a melhora da produtividade, outro benefício também é ganho. 

Melhora na qualidade do serviço

Reduzir o tempo de realização de um processo é o fundamento principal para o aumento de produtividade. Desde as ferramentas disponíveis para o trabalho, como máquinas e softwares, até a mão de obra contratada. Todos os elementos são ordenados para que se extraia o máximo de rendimento possível, de forma que também melhore a qualidade do serviço praticado.

E para tudo isso ser feito, as tratativas que serão aplicadas nos processos identificados com necessidade de melhoria se passam, principalmente, pela modernização da infraestrutura.

Modernização da Infraestrutura

A preparação de um local e recursos viáveis para a realização das tarefas internas de uma empresa é fundamental para o aumento do rendimento e consequentemente o tamanho da própria empresa. Tal como, se a infraestrutura disponível para o controle de armazenagem não for boa suficiente, haverá um impacto negativo nos demais processos.

Desse modo, a modernização da infraestrutura se faz necessária para dar suporte e vazão na realização das tarefas de intralogística. Equipamentos, softwares e aparelhos com o melhor disponível no mercado é a premissa para o sucesso.

Para tal, conte com empresas com a experiência e conhecimento na gestão dos processos de Intralogística, como a JWServlog, reconhecida no mercado pela eficiência e know how nos setores logísticos.

® Direitos reservados Grupo JW. Desenvolvido por