BLOG

Carregamento e Descarregamento de Cargas: Tudo que você precisa saber para melhorar esse processo

Comumente, o processo de carregamento e descarregamento de cargas é tratado como um suporte para os outros processos, isso por se tratar de uma tarefa rotineira. Não à toa, esse processo é uma das etapas da logística menos produtivas.

Não apenas por não ter o cuidado necessário, mas também por outras razões que fazem com que esse processo retarde toda a cadeia logística.


Quais cuidados devem ser tomados com o carregamento e descarregamento de cargas?

Se há algo que é fundamental para explorar o máximo de produtividade no processo de carregamento e descarregamento de cargas, esse é o planejamento.

É através dele que você irá mapear todas as atividades que serão feitas e reunir todas informações relacionadas a essas atividades, como principalmente: 

Adequação do Local de descarregamento

São diversos os fatores com que precisa ser avaliado para determinar se o local para descarregamento é o ideal ou não, como a intensidade do trânsito no local, segurança, regulamentação, etc.

Organização e conferência de cargas e documentação

Ter um padrão de organização e disposição das cargas facilita e agiliza a tarefa de descarregamento das cargas. Além disso, auxiliará na conferência delas, assim evitando possíveis problemas com cargas danificadas, quantidade e até na sua documentação.

O uso da tecnologia

A tecnologia vem se mostrando um facilitador na área de logística, principalmente para o carregamento e descarregamento de cargas. Com processos burocráticos de rápida resolução, sistemas e softwares ajudam na agilidade dessa etapa, dando vazão rápida às demandas.

Contudo, além dos cuidados para execução das boas práticas do carregamento e descarregamento de cargas, visando a melhora da produtividade, também há de se prestar muita atenção com as normas regulamentadoras do transporte de cargas.

 

Tenha atenção às normas

As normas que regulamentam o transporte de cargas, tais quais carregamento e descarregamento, possuem regras restritas para o bom e seguro funcionamento dessas atividades.

Assim, deve-se respeitar a todas elas para evitar possíveis penalizações e, principalmente, acidentes. E a melhor forma de atender a todas essas determinações é contando com o auxílio de uma empresa com experiência e conhecimento com carregamento e descarregamento de cargas, como a JWServlog, reconhecida no mercado pela eficiência e know how nos setores logísticos.

® Direitos reservados Grupo JW. Desenvolvido por