fbpx

BLOG

Recrutamento e seleção de pessoas e sua importância organizacional
O Recrutamento e Seleção é o setor de uma companhia que tem o objetivo de atuar em todo processo de contratação de novos colaboradores. Dessa forma, ele encontra, seleciona, faz a triagem e, por fim, efetua a contratação.

E esses processos podem ser executados de maneira estratégica, executando cada tarefa de forma planejada que vise o sucesso da organização. E para poder explicar como fazer isso, primeiramente precisamos esclarecer o que é recrutamento e seleção.

Identificar os profissionais mais adequados para cada função dentro de uma organização é um passo essencial para concretizar seus objetivos. Afinal, são as pessoas que vão transformar as estratégias em realidade e garantir que se alcance o sucesso almejado.

Embora sejam atividades inerentes a um mesmo processo, recrutamento e seleção são coisas diferentes.

O que é Recrutamento e Seleção?

Embora sejam atividades ligadas a um mesmo processo, recrutamento e seleção são coisas diferentes. Entretanto, por serem ligadas, seu êxito final depende do bom funcionamento de ambas as operações.

O recrutamento é a primeira etapa do processo, em que se busca pessoas que possuem habilidades e competências necessárias para ocupar determinada posição na empresa. Desta forma, ele capta informações para munir o processo seguinte, o de seleção.

 

O processo de seleção é feito, com base nas informações colhidas dos potenciais candidatos, em uma avaliação criteriosa para a adequação à vaga em pauta. Perfis são filtrados a partir de suas características positivas e negativas, competências e habilidades requeridas, entre outras, para serem avaliados em caso de avançarem para as etapas seguintes da contratação.

 

 

A Importância do Recrutamento e Seleção de Pessoas 

Um dos principais objetivos do processo de recrutamento e seleção é de captar e desenvolver profissionais que perdurem por mais tempo dentro da empresa. E isso é capaz de prover diversos benefícios, tanto ao colaborador, quanto à organização.

Um profissional que esteja alinhado com a cultura organizacional e com os objetivos da empresa é algo importante para quem pensa em aumentar a produtividade geral de uma organização. Assim, os colaboradores estarão em posições em que possuem afinidade e facilidade no desempenho da função correspondente.

Além disso, contratações mais assertivas refletem em menores custos em contratações e em contratações mal feitas, que acarretam em demissões e desligamentos precoces, tendo que refazer todo o processo de recrutamento e seleção. Assim, podemos dizer que essa estratégia é imprescindível para diminuir a alta rotatividade de funcionários (processo de turnover).

Em suma, processos de recrutamento e seleção mal planejados costumam trazer prejuízos para o desempenho de organizações, seja por falta de produtividade, recursos desperdiçados ou profissionais com baixa compatibilidade com suas funções. 

E para evitar todos esses problemas, conte com uma empresa especializada em Recrutamento e Seleção, como a JW Recrutamento & Seleção, conduzida por profissionais experientes e altamente capacitados.

® Direitos reservados Grupo JW. Desenvolvido por